quinta-feira, 30 de junho de 2011

2010 - Lasko - Eslovênia

sonho realizado, conhecer a cidade de Lasko Café da manhã: pão, café, omelete e... pepino azedo e tomate. Faltou o repolho da Polônia. Programa do dia: ir a Laško. Caminhamos até a estação. Perguntei qual o trem para a cidade, e depois de informados fomos para a plataforma. Em relação aos “conhecidos” , vimos um amigo cabeludo do André, que mora no Campeche, e a Minéia, que sentou ao meu lado: mesmo cabelo, rosto, olhos e roupa... Havia uma certa impaciência no ar, pois o trem estava atrasado em 35 minutos. Os trens eram meio velhos e descuidados, ao contrário dos outros que havíamos utilizado. Entramos no primeiro que parou, com certa desconfiança. Deixamo-nos levar, apreciando a bela paisagem, que atravessa um vale, beirando o rio.....Fui conferindo as paradas que deram certo até Zidane Most. Depois não conferia. Pensei que eram as intermediárias, que não constavam da lista. Resolvemos perguntar para um senhor se o trem iria para Laskos e ele respondeu que não, este iria para Beogrado. Descemos rápido na estação de Sevenica, onde ele parara. O certo era fazer baldeação em Zidane Most. Circulamos em volta da estação, tomamos um café, e decretamos que havíamos conhecido Sevenica, na Eslovênia. Pegamos o próximo trem e descemos em Zidane Most. Aquele senhor que nos deu a informação também descera ali e nos indicou o trem que já estava para sair. A linha era Ljubljana – Zidane Most – Maribor. Vimos muitos jovens andando nos trens, provavelmente estudantes. A maioria das moças andam pintadas com base e tudo, me senti diferente pois estava sem pintura e com esmalte vermelho, já que não vira ninguém com esmalte. Os homens eslovenios sao mais bonitos que os da Itália. Renato concordou em relação às mulheres, principalmente as morenas de olhos verdes. Mesmo sendo um país pequeno, que usa muita lenha para aquecimento, quase não se viu desmatamento, por onde passamos. Fora da capital, há muitas hortas, seja no quintal, no acostamento ou nas praças. Chegamos a Lasko. Já tiramos umas fotos com o nome da estação para deixarmos registrado que estivemos ali. A cidade é pequena, tem o rio ... que a atravessa, águas termais, a Pivovarna Lasko e um castelo. Fomos caminhar pela cidade, que estava praticamente deserta, na hora do almoço. Achamos um mercadinho e entramos para comprar umas latinhas de Lasko para trazer de lembrança. Poucas, para não pesar muito. Passamos em frente a uma agência do correio e logo em seguida pela cervejaria. Não achamos nenhuma porta de visitante. Voltamos, passamos numa loja de souvenir. Chamada Stik Center za sport, turizem, informiranje in kulturo Lasko. Compramos, bone, camiseta, postais e uns copos para os meninos, por 38 euros e fomos almoçar na Pizzerija Spica, na Trg svobode 7. Pedi goulash novamente com nhoque (gostou do ensopado) ou como se diz em esloveno: Golaž e Njoki za golaž e eu pedi um peixe, que segundo a garçonete, era do rio ali ao lado. O prato chamava-se Pečena postrv, acompanhado de Blitva s krompirj. Para acompanhar, cerveja Laško e voda Oda. Ambos os pratos estavam saborosos. Pagamos 18,90 euros. Voltamos para Ljubljana para circular pela cidade e fazer compras.