domingo, 26 de junho de 2011

2010 - Maio - VATICANO

Capela Sistina Pietá na Basílica de Sao Pedro - Roma Termas de Diocleciano Cedinho já estávamos no metrô para irmos ao Vaticano. Chegamos à Praça de Sao Pedro e nos deparamos com aquela imagem que sempre vemos na TV, o Papa em sua janela abençoando todos que se encontram na praça, infelizmente ele nao estava lá...rsrsrs A fila estava pequena afinal era cedo, fomos revistados e entramos na Basílica de Sao Pedro, imensa e é lógico que achei a mais bela Catedral que já visitei. Muitos altares, colunas, pinturas, estátuas e tumbas. Fui rezar diante da Pietá de Michelângelo, é impressionante ver a imagem de Maria com Jesus em seu colo em tamanho natural. Foi a hora em que mais me emocionei lá dentro, fiz toda a visita com vontade de chorar, me lembrava o tempo todo de meu pai (tinha 3 meses que havia falecido). Tem confessionário em todas as linguas, mas o de portugues estava fechado. Renato disse que nao daria tempo do padre ouvir todos meus pecados...rsrsrsrs Saimos e logo ao lado fomos enfrentar mais uma fila, essa enorme, ver a Capela Sistina. Fila de mais de 1 hora lá fora, e mais meia hora depois que entramos, num sobe e desce de escadas, com salas belíssimas e cheias de gente, até chegar na principal que pra variar estava lotada e um padre pedindo silencio para os visitantes. Nosso pescoço estava doendo de tanto olhar para cima, afinal a pintura de Michelangelo tomava todo o teto, a figura de Deus tocando o dedo de Adao era o inicio da criaçao do mundo. Como Roma fica perto do Mar Tirreno, pegamos um trem e fomos atéa cidade de Óstia Lido, antigo porto romano. A praia com pouca areia, as espreguiçadeiras ficavam num deck e atrás as cabines para trocar de roupa. Voltamos e fomos para o hotel tomar um banho e saimos para a rua de novo, só que ali por perto do hotel. Visitamos as Termas de Diocleciano, onde fica o Museu Romano. Há um jardim repleto de estátuas sem cabeça...Depois de algumas compras, sentamos em um restaurante nas mesinhas do lado de fora, para apreciarmos o final da tarde e vimos como os romanos estacionam seus carros, se tem espaço demoram um tempao pra colocar na vaga e se nao tem espaço, estacionam de qualquer jeito, em cima da calçada, de frente...rsrsrsrsr Nosso último dia em Roma acordamos mais tarde e fomos tomar café, depois de tantos dias pedindo café errado, o Renato conseguiu acertar e pediu latte machiatto, veio um copo grande de café com leite. Pegamos o metrô para irmos para Trastevere, antigo bairro romano, descemos muito além de onde queríamos e tivemos que voltar andando. É um bairro antigo, cheio de bares e restaurantes, mas que tornou-se turístico, com suas ruas estreitas, onde passam pequenos ônibus adaptados para o local. Seus carrinhos de coleta de lixo parecem de brinquedo. Gastamos 25euros num almoço na Hosteria Scaletta (era de 1939), comemos bisteca de porco a milanesa e salada de fruta, spagheti à milanesa e tripa à romana(com muito molho), Renato conseguiu comer, eu nem experimentei......