quinta-feira, 30 de junho de 2011

2010 - Luibliana - Eslovênia

Olha só o nome da cerveja...sobrenome dele.... nas ruas de Luibliana Depois de comer Goulash

Chegamos em Luibliana - Eslovênia, nossa visita nesse país era somente para irmos até a cidade de Lasko, afinal o sobrenome de meu marido é Laskos.Descemos na estação principal às 16:30 horas. Havia muitos jovens metaleiros. Alguns pareciam com os amigos do André. Pensamos: como vemos gente conhecida aqui na Europa ! Fomos caminhando até o hotel, umas 4 quadras. Logo na saída, havia um guarda-sol verde da cerveja Laško, que servia de abrigo para motoristas de taxi. Foi uma boa recepção para um Laskos. O check-in no Central Hotel foi tranquilo. O hotel é muito bom.... Quando ligamos a TV (LCD 32 polegadas) a primeira mensagem era de boas vindas, com meu nome na tela. Chique hein? Só que o banheiro não estava adequadamente limpo. Talvez o hóspede tenha retornado depois da limpeza e feito o check-out logo em seguida, depois de usar o banheiro. Nada que comprometa. Fomos andar pela cidade. O centro era perto. Ljubljana é uma cidade organizada, moderna e extremamente limpa. Deve ter sido reconstruída depois da segunda guerra. As ruas são planas e largas, a cidade limpa, arborizada, ajardinada com tulipas e amores perfeitos, e com muitas ciclovias. A população eh jovem, ao contrário da italiana. Há um ar de rebeldia, demonstrado pelas roupas e penteados de metaleiros. No dia de nossa partida presenciamos uma adolescente, de seus 16, 17 anos se drogando, sentada no chão da estação de trem, sem se importar com as pessoas que por ali passavam. Nem polícia tinha para tirá-la dali. Foi o ponto negativo da cidade. Os trens para cidades importantes (Maribor, Zidani Most, Celje) são novos , limpos e confortáveis, apesar da pichação externa. A 1ª classe para Maribor, tem banco de couro, jornal, lanche, tomada para computador.

Fomos então, provar o sabor da cerveja Laško, num bar próximo ao rio. A cerveja é tipo lager, meio amarga, bem ao gosto do Renato.. Em menos de um ano, após ele ter descoberto que a cerveja existia, cumpriu sua promessa de ir até a Eslovênia e tomar uma. Pois estava feito. Faltava ir até a cidade de Lasko. Como eu nao sei beber sem comer, quis comer algo e descobri que os bares, pelo menos ali, eram só para beber. Nada de comida. Depois de circularmos pelo centro, voltamos pela rua principal. e encontramos um restaurante, de aparência aconchegante, que anunciava comida típica. Entramos, o lugar era realmente aprazível. Os preços também eram razoáveis. Pedi goulash, com polenta e o Renato um prato típico ( cozido de carne com batatas) acompanhado de polenta preta.O garçom era atencioso e nos explicou como comer aqueles pratos, já que só vinha a carne com bastante caldo, com uma colher e garfo e faca. Basicamente, colocava-se pedaços da polenta no caldo dos pratos. Era bom. O ponto negativo era um cara falando em inglês com uma americana . Falava alto e sem parar, o babaca estava irritando.